sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dicas para melhorar um casamento que está na UTI


É natural que casamentos passem por crises e eventuais conflitos. Mas é preciso ficar atento quando há dificuldade de diálogo constante, maneiras agressivas de comunicação, dificuldade em demonstrar afeto e já não existe mais aquela admiração pelo outro. São sinais que evidenciam que um casamento pode estar na UTI.

A psicóloga e psicoterapeuta de casais Cristiane Moraes Pertusi responde algumas questões sobre crises conjugais. E dá dicas de como transformar um relacionamento instável em uma relação mais madura.

Os sinais que evidenciam um casamento em crise
Algumas emoções são comuns nos períodos de crise como dor, raiva, solidão e sentimentos de rejeição. O que acontece, explica a psicóloga e psicoterapeuta de casais, Cristiane Moraes Pertusi, é que quando uma crise explode numa relação já desgastada, na 'UTI', o casal tende a lidar mais negativamente com a situação. E as atitudes dos parceiros evidenciam esses desânimo, frustração, desesperança ou agressividade e suas ações são destrutivas, cheias de palavras ásperas, silêncio e até violência.

Dica: É preciso ligar o sinal de alerta vermelho. Buscar um lugar 'neutro' como um restaurante calmo para conversar e simbolicamente deixar em casa as acusações, levando apenas o ouvido para escutar o outro é um exercício interessante. Experimente.


Crise pode ser benéfica se for passageira
'Uma crise é um período de tensão e de conflito que aparece periodicamente na vida de todo casal, mas ela pode ser benéfica se for passageira e não cristalizar papéis e relações patológicas”, explica a psicóloga Cristiane Moraes Pertusi.

Dica: É importante que o casal se reorganize diante das crises com flexibilidade, novos equilíbrios e, às vezes, novos papéis e mudanças nos padrões de afetos e interação. Que tal se colocar com mais frequência no lugar do outro?


Problemas aparecem quando o outro não expõe suas necessidades
Quando um dos cônjuges não expõe suas necessidades, sentimentos, desejos e frustrações, isso afasta afetivamente o casal e adia as possibilidades de resolver problemas. Em médio e longo prazos, esse afastamento emocional pode minar o relacionamento, rompendo-o, ou cristalizá-lo numa distância afetiva prejudicial para a vida a dois.

Dica: É difícil dizer tudo o que sente cara a cara? Que tal experimentarem escrever cartas um para o outro?


O silêncio pode provocar abismo na relação
'No momento em que o silêncio é o meio de evitar confrontos e resolver conflitos, abre-se um verdadeiro abismo entre o casal', explica a também psicóloga Ana Canosa no livro 'A outra metade da laranja? – Discutindo amor, sexo e relacionamento' (Master Pop).

Dica: Quando um casal usa o silêncio diante de uma crise, cada uma das partes começa a formular ideias, hipóteses e fantasias quase sempre equivocadas sobre os sentimentos do outro. Evite falar o que pensa no momento da explosão da crise, mas encontre um momento adequado depois, mais calmo, e fale sobre o que está incomodando você.


Ambos devem ter condições de encarar os conflitos
'Quando há o conflito é importante que o casal busque dialogar, se comunicar e expressar seus sentimentos, além de renegociar mudanças e novas formas de lidar com as questões rotineiras', destaca a psicoterapeuta.

Dica: Você já dialogou, renegociou mudanças... e nada. Terapia de casal é uma indicação interessante para quando os dois envolvidos já não conseguem mais resolver suas questões emocionais sozinhos.

Como amenizar os problemas durante as crises conjugais?

Desenvolver o diálogo, o bom senso, manter os ânimos calmos e conversar em momentos mais tranquilos pode ser um bom caminho para solucionar conflitos conjugais. Mas diante de crises mais cristalizadas no tempo e na intensidade é importante buscar ajuda profissional como uma psicoterapia de casal para auxiliar e melhorar a qualidade do relacionamento e superar conflitos.

Dica: Façam-se a pergunta: ainda há amor entre o casal? Queremos resolver os conflitos e recomeçar a vida sem brigas? Os dois estarem dispostos a tentar resolver os problemas é a semente da mudança que virá.


Mudança na comunicação é essencial
Mudar a comunicação é essencial para evitar que o casal se transforme em dois seres estranhos um ao outro. Ambos precisam voltar a falar sobre cenas do cotidiano exatamente como faziam quando começaram a namorar.

Dica: Inclua nos diálogos questões de trabalho, coisas que viram na rua, notícias políticas ou culturais, por exemplo. 'O tom deve ser ameno e bem-humorado para desarmar o parceiro ou parceira de ideias preconcebidas. Para isso, é preciso ter interesse pelo outro, por sua vida e seus desejos e estar aberto a falar e a ouvir', explica a psicóloga Ana Canosa.


Apoie e incentive em diferentes situações
É importante que ambos tenham no casamento comportamentos afetivos e cordiais um para com o outro.

Dica: Praticar palavras de incentivo, apoiar diante de diferentes situações e fornecer apoio emocional, além de demonstrar respeito ao evitar ofensas são algumas atitudes a serem exercitadas pelo casal.


Escute e dê atenção
Expresse verbalmente o apreço que você tem pelo seu cônjuge e procure escutar e dar atenção a ele.

Dica: Não exagere nas críticas, escolha o momento para falar de assuntos mais delicados.


Elogie antes de pedir algo
Procure elogiar antes de pedir algo e valorize pequenas mudanças e aspectos positivos da pessoa.

Dica: 'Demonstre empatia diante das necessidades e sentimentos dele (a), o que pode possibilitar uma relação mais tranquila e madura', recomenda a psicóloga Cristiane Moraes Pertusi.

FONTE: estilo.br.msn.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário