sábado, 12 de maio de 2012

Urgência do dia: determinar o que é urgente


Seu chefe pede um relatório para hoje. Meia hora depois, o chefe dele manda você parar tudo e ajudar seu colega a entregar um planejamento. Depois do almoço, seu chefe volta e pede sua ajuda para uma apresentação que ele precisa terminar até o fim do dia. Aparentemente tudo isso é prioridade. Como definir o que fazer primeiro?


Segundo Manoela Costa, gerente da Page Talent, empresa de Recursos Humanos, o mais importante é pensar no que esperam de você: “A pergunta a se fazer é ‘Qual é o meu job description, a linha mestre do meu cargo? Isso faz parte da minha atividade?’ e aí tomar a decisão sobre o que fazer na hora ou depois”, explica. Além disso, ela aconselha: “Não adianta se comprometer com tudo e depois não conseguir entregar”.


20 por 80 - Renato Grinberg, presidente da consultoria Trabalhando.com, tem uma regra simples para definir o que é mais importante: “É a vinte por oitenta: 20% do que você faz representa 80% dos resultados. Identificar o que compõe esses 20% é identificar as prioridades”, resume.



Alinhado com o gestor – Outra regra que vale seguir é estar alinhado ao seu gestor direto para ter a liberdade de perguntar o que, entre tantas prioridades, é mais urgente. Afinal, como diz Manoela, da Page Talent, é esse alinhamento que garante a fluidez do trabalho, especialmente no caso dos mais jovens que estão em processo de desenvolvimento. Ela ressalta que não custa nada ter uma conversa com o superior para esclarecer esse tipo de impasse. “O gestor deve ajudar a definir o que fica de lado e o que merece atenção”, diz Grinberg.



Calendário e agenda – Para a organização, ainda não inventaram nada melhor que essa dupla. A dica de Manoela para definir o que é preciso fazer primeiro é ordenar as atividades com a maior antecedência possível e marcar também o tempo necessário para desenvolver cada uma: “É bom deixar tudo bem definido. Pela manhã farei tal coisa. Se ultrapassar duas horas eu termino no fim do dia, porque depois eu vou dedicar meia hora àquela outra atividade”, exemplifica.



Como a relação entre líder e funcionário envolve certa dependência, a organização do gestor também é essencial. “Não é possível trabalhar sem ordem, na bagunça. Então é fundamental solucionar o problema, seja pessoal, seja com os superiores”, finaliza Grinberg.

POR: Julia Viana
FONTE: msn.clickarreira.com.br

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