Especialista mostra como ter sucesso no
negócio online apontando os principais erros de quem abre uma loja virtual
O negócio virtual é tão ou mais real do que qualquer outro
negócio e oferece certos riscos de investimentos. Infelizmente no Brasil, 60%
das lojas virtuais fecham antes de completar um ano de vida.
O diretor presidente do portal Pagamento Já, Arnaldo Korn,
explica que conhecer os motivos principais que levam a decadência é o primeiro
passo para aumentar as chances de sucesso.
A seguir, confira os oito motivos apontados pelos executivo e
aprenda por que isso acontece e como evitar.
1 – Falta de
Planejamento:
Planejar nunca foi uma atividade muito bem exercida pelo
empreendedor brasileiro, talvez seja esse o motivo do SEBRAE apontar um
insucesso na casa dos 53% para as micro e pequenas empresas nos três primeiros
anos de vida.
É impossível almejar o sucesso sem o planejamento prévio. A
ferramenta mais importante nesse planejamento é o “plano de negócio”, o ponta-pé
inicial que deve ser dado respondendo as seguintes questões: O que vou vender?
Quem vai montar minha loja? Quem é o meu concorrente? Quanto gastarei para
iniciar o negócio?
2 – Foco no
Mercado:
Não tente vender de tudo, deixe isto para as grandes lojas.
Lembre-se que a internet é um mercado totalmente diferente de uma loja física e
que seu público é infinitamente maior. Procurar se especializar em um segmento
específico é o começo. Na internet uma pequena fatia de mercado representa
milhões de consumidores, basta ter “foco”.
3 – Falta de mão de obra
qualificada:
Não basta saber navegar na internet, é importante conhecer
minimamente o “gerenciamento de e-commerce”: marketing digital, ferramentas de
otimização, monitoramento de trafego. Estes três itens são básicos e
essenciais.
4 – Falha na
divulgação:
Para dar um pequeno exemplo, imagine uma loja em rua
movimentada, cheia de produtos nas prateleiras e com portas fechadas. Uma loja
virtual sem divulgação é igual, ninguém consegue ver e portanto ninguém irá
comprar. Aqui entra em ação o “planejamento de marketing e divulgação”, para
otimizar o site nos mecanismos de busca, natural ou patrocinado, apoio em redes
sociais, divulgação em outros sites, assessoria de imprensa, etc.
5 - Falta de Planejamento
Logístico:
Um assunto delicado que acaba rendendo 80% dos desconfortos e
demandas jurídicas entre a loja e o consumidor. Sabendo-se deste fato, é bom
fazer um planejamento de maneira delicada e detalhada do seu sistema de
logística.
6 - Fraude:
A fraude, principalmente na venda com cartões de crédito,
poderá acarretar grande prejuízo à loja virtual, levando ao seu fechamento, além
de acabarem devendo às operadoras em função de antecipações negativadas em suas
contas.
Portanto, não é bom arriscar neste campo minado. Utilize
portais especializados em pagamentos com sistema antifraude conferindo grande segurança nas transações.
7- Falta de
Monitoramento:
Muitas lojas acabam fracassando, pois a sua administração não
consegue ou não sabe visualizar o que esta ocorrendo em termos de análise de
acessos, resultados de campanhas e marketing. Acabam tomando decisões - na
maioria das vezes erradas - baseadas em suposições.
Sendo assim, a web análise é uma ferramenta importantíssima no
mundo virtual, sendo primordial que o web empreendedor se familiarize com o
“Google Analytics”.
8- Falha no
Atendimento:
Muito se fala em atendimento - e deveria se falar muito mais -
e a sua loja pode ser virtual, mas o cliente é real e necessita de
atendimento.
O cliente precisa saber exatamente o que esta acontecendo com o
pedido de compra dele. O site, por sua vez, precisa ter um bom canal de
comunicação com o cliente e transmitir a este credibilidade.
FONTE: msn.com
ARTIGO DE: Arnaldo Korn, diretor
presidente do portal Pagamento Já (pagamentoja.com.br)
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